Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensores públicos participam de I Ciclo de Debates

    De acordo com o Defensor Público Geral, Daniel Alcoforado, o momento é propício para a troca de informações e para o aprofundamento do conhecimento sobre questões complexas com as quais se deparam os defensores públicos que atuam, diuturnamente, na resolução de situações que envolvem dependência química

    há 10 anos

    Durante toda a tarde da última sexta-feira (14), Defensores Públicos do Estado de Alagoas participaram do I Ciclo de Debates sobre interesses institucionais ofertado pela Defensoria Pública em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Alagoas. O evento, que aconteceu no auditório da nova sede da instituição, teve como tema “Política de Prevenção e de tratamento de dependentes químicos no Estado de Alagoas”.

    O momento foi para discutir questões relacionadas ao tratamento de drogas no Estado, na sua prevenção e as clínicas de internação. Uma das questões mais debatidas foi o tratamento voluntário. O tema foi explanado por técnicos da Secretaria de Estado da Paz que informaram sobre o Programa Anjos da Paz, uma rede de Acolhimento Voluntário dos dependentes químicos, constituída por mais de mil vagas em comunidades acolhedoras, preparadas para reinserir drogaditos na Sociedade.

    Além da presença de dezenas de Defensores Públicos do Estado, lotados tanto na capital como em diversas comarcas do interior, participaram do debate o Defensor Público Geral, Daniel Alcoforado, a Subdefensora Geral, Ana Karine Brito, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Djalma Mascarenhas, o Deputado Federal Givaldo Carimbão, o Secretário de Estado da Paz, Adalberon Sá Júnior e de técnicos da Secretaria de Estado da Paz.

    De acordo com o Defensor Público Geral, Daniel Alcoforado, o momento é propício para a troca de informações e para o aprofundamento do conhecimento sobre questões complexas com as quais se deparam os defensores públicos que atuam, diuturnamente, na resolução de situações que envolvem dependência química. “Existe a necessidade dos defensores terem informações precisas acerca da política que está sendo desenvolvida no Estado, até para que estas informações possam auxiliar o defensor no momento deste atendimento, que é procurado de forma crescente”, informou Daniel.

    A escolha do tema dos debates foi feita em razão do grande interesse dos Defensores e por ocasião de um convite do Defensor Público Geral, durante uma visita do Deputado Federal Givaldo Carimbão à nova sede da instituição, na semana passada. “O Deputado Givaldo Carimbão é um estudioso na questão e tem uma grande experiência nesta matéria. Pedimos para que ele trouxesse sua experiência e fizesse uma explanação da política pública. E a Defensoria Pública sempre procura se inteirar sobre essa problemática que, a cada dia que passa, se torna mais grave em Alagoas e em todo o Brasil”, disse o Defensor.

    Para a defensora pública do Núcleo da Saúde da Defensoria, Manuela Menezes, o principal ponto do debate foi na constatação dos dados apresentados. “70% dos pedidos de internamento involuntário possuem uma grande probabilidade de se converter no tratamento voluntário. O que é muito melhor para este dependente e sua família, até porque por trás do tratamento voluntário existe um projeto de reinserção na sociedade, até mesmo com a capacitação deste dependente para que possa exercer uma atividade remunerada futuramente”, disse a Defensora.


    • Publicações843
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensores-publicos-participam-de-i-ciclo-de-debates/222218030

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)