Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Santana do Ipanema: Defensoria garante filiação paterna em certidões de nascimento

    Algumas medidas extrajudiciais serão adotadas para assegurar que as crianças e adolescentes do município tenham garantidas, em suas certidões de nascimento, a filiação paterna

    há 10 anos

    Com o objetivo de efetivar as normas constitucionais e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que trazem o direito ao reconhecimento da paternidade, a Defensoria Pública de Santana do Ipanema iniciou, nesta semana, algumas medidas extrajudiciais para assegurar que as crianças e adolescentes do município tenham garantidas, em suas certidões de nascimento, a filiação paterna.

    Para dar início ao processo, a Defensoria Pública solicitou aos Cartórios de Registro de Pessoas Naturais dos Municípios de Olivença e Santana do Ipanema que, no prazo de 60 dias, informem a relação de crianças e adolescentes que foram registrados no nome das suas genitoras, bem como se foi iniciado o respectivo procedimento de averiguação oficiosa de paternidade.

    Além das solicitações, a Defensoria Pública pediu, no prazo de 60 dias, que a Coordenadoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação, encaminhem a esta Instituição a relação dos alunos, com o respectivo endereço e telefone, matriculados nas redes estadual e municipal de ensino que não possuem a filiação paterna em seus registros de nascimento.

    “As medidas visam a fiscalizar a atuação dos cartórios de registros no tocante ao procedimento de averiguação oficiosa de paternidade; bem como obter informações acerca do número de crianças e adolescentes que não possuem a filiação paterna, a fim de conscientizar a população sobre o direito constitucional à paternidade”,informou a defensora pública Andresa Wanderley de Gusmão.

    Segundo ela, a medida acontece após a Defensoria Pública atender, semanalmente, crianças, representadas por suas genitoras, que pleiteiam o reconhecimento do pai biológico e todas as garantias decorrentes, como pensão alimentícia, direito a benefícios previdenciários e herança.

    • Publicações843
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/santana-do-ipanema-defensoria-garante-filiacao-paterna-em-certidoes-de-nascimento/222217978

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)